sábado, 23 de junho de 2012

CHATS, FÓRUNS E VÍDEOS INCENTIVAM APRENDIZADO

Entre as vantagens de fazer uma formação técnica a distância, segundo especialistas , esta adoção de metodologias mais dinâmicas de ensino que prestigiam uso de diversas mídias na transmissão do conteúdo aos alunos

    ( Elson de Souza )  - elson.souza@folhadirigida.com.br

Para garantir que o conteúdo seja apreendido da melhor forma  possível, é preciso utilizar uma série de recursos para despertar o interesse do estudante.

No Colégio Realengo, o aluno da educação técnica a distância interage com professores e colegas através de uma plataforma online desenvolvida pela Fundação Trompovsky. O ambiente virtual  faz uso dos recursos como chats, fóruns, vídeoaulas, entre outros.

“Sabemos que a motivação já é difícil nos cursos presenciais  e que no EAD o cenário é pior ainda. Mas as estratégias que utilizamos na plataforma online é  um professor dinâmico dentro desse espaço, que esteja de olho no que o aluno está fazendo, que crie fóruns de discussões e instiguem os estudantes”, afirmou Anália Mol, coordenadora pedagógica da Fundação Trompovsky.

Ainda que a qualidade do curso e os recursos disponíveis sejam importantes para o estudante, outro fator também se torna decisivo ao se iniciar uma formação técnica: as chances de se conseguir um emprego. Tão importante quanto se sair bem  nas avaliações é encontrar uma oportunidade de estágio. Nesse sentido, a flexibilidade de um curso a distância pode ajudar na busca por experiência.

    “A metodologia do estágio é a mesma. O aluno chega numa etapa do curso e é encaminhado pelo coordenador para realizar o estágio. Na maioria das vezes, o estudante a distância tem mais oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, pois cumpre carga horária pela internet, só precisa fazer as provas no colégio e as atividades complementares”, destacou  Patrícia Garcia, coordenadora de cursos técnico EAD do Colégio Realengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário