sábado, 23 de junho de 2012

SEMANA NACIONAL DA POESIA


    INTRODUÇÃO:
       O tema foi planejado e colocado em prática no 1º. Semestre  de 2012, nas turmas de Língua Portuguesa, no Tempo de Aprender II  , Ensino Médio – EJA – Salvador, no Colégio Estadual Hamilton de Jesus Lopes, compreendendo o período de comemoração da poesia e o aniversário do colégio.
OBJETIVO GERAL
 Trabalhar  a linguagem poética em textos poéticos como poemas e canções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Despertar o prazer da leitura;
·         Explorar  os diferentes recursos existentes no texto poético, como sonoros, visuais, espaciais;
.         Reconhecer os principais representantes da poesia brasileira, em especial,  baianos;
.    Identificar as principais funções da literatura como: transmissão de conhecimento, como mecanismo de catarse, deleite e consciência crítica;
·         Promover uma aprendizagem significativa através da interpretação de textos poéticos e produções textuais sobre a análise;
.    Estimular a aprendizagem através  de pesquisas de textos poéticos,  em sites na Internet, auxiliados pela seleção prévia do professor.

.      Estabelecer relação semântica entre texto e imagens ou relação de coerência intersemiótica
                  
JUSTIFICATIVA
O trabalho com poesia possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diversos autores. Ao conhecer a visão de mundo dos principais autores, é possível uma compreensão dos variados períodos da história, como também as funções da literatura e os recursos estilísticos mais comuns. Através da leitura dos textos poéticos e apresentação  em sala, se desenvolve a oralidade, o gosto pela poesia e a subjetividade, visto que,  afloram as emoções e sentimentos. Também  leva o aluno a  refletir sobre a própria vivencia , bem como  a interpretar  a realidade, através de uma óptica privilegiada , que é o conhecimento.
Assim, o foco desse planejamento foram os seguintes conteúdos: estudo de textos poéticos  no poema e nas canções; estrutura dos textos poéticos, como versos, estrofação, rimas; identificação do tema; principais poetas brasileiros como Álvares de Azevedo, Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade,com ênfase para os poetas baianos Gregório de Matos e Castro Alves.
Paralela à interpretação de poemas, foram trabalhadas canções com grande valor poético dos seguintes autores: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque de Hollanda e Adriana Calcanhoto.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1º. Momento:
Reunião com o Corpo Docente para apresentação e discussão das ideias.
Na oportunidade, apresentei o trabalho que seria feito, falei da importância  e das expectativas  que tinha  com respeito a sua realização.
2º. Momento (50 minutos)
Apresentação do trabalho aos alunos com a divisão e cronograma das atividades, incentivando e valorizando a participação de cada um. Passei aos alunos o roteiro de leitura, por meio do qual eles poderiam administrar melhor suas leituras diárias. Foi feita uma lista de autores preferidos pela turma, com alguns aspectos importantes a serem anotados, assim os alunos saberiam por onde seguir e o que seria cobrado. Paralelo à seleção feita pelos alunos, outros foram apresentados pela professora (Gregório de Matos, Castro Alves e compositores baianos), afim de melhor nortear o pequeno projeto. Foi solicitado que os alunos pesquisassem alguns poemas e fizessem a interpretação para apresentação no 4º momento, bem como a elaboração de uma peça sobre o escritor baiano Castro Alves. A peça teatral ficou inteiramente sob a responsabilidade dos alunos.
3º. Momento (100 minutos)
Apresentei no computador com data show os poemas: Triste Bahia de Gregório de Matos juntamente com uma canção de Caetano Veloso (com o mesmo tema) e Navio Negreiro de Castro Alves com explicação de alguns aspectos importantes dos poemas como rima, versos, estrofes e a linguagem conotativa ou figurada.
4º. Momento (50 minutos)
 Apresentaram os poemas que pesquisaram em livros e na Internet e eu sugeri  que as poesias e/ou poemas fossem ilustrados, pois a ilustração estabelece  uma relação semântica com o texto, isto é, uma relação de coerência denominada coerência intersemiótica pelo fato de articular dois sistemas semióticos: as linguagens verbal e visual.
5º. Momento (100 minutos)
 A culminância foi feita na pracinha interna da Escola, com apresentação da peça sobre a vida e obra de Castro Alves, declamação de poesias, organização e exposição dos murais com fotografias de autores diversos, principalmente de Castro Alves, Gregório de Matos, Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
AVALIAÇÃO
A avaliação foi processual e aconteceu através de leituras de textos poéticos, interpretação, confecções de murais, declamação e dramatização de poemas, frases espalhadas pelos espaços da Escola e a peça teatral, enfocando a Semana Nacional da Poesia, o aniversário da Escola (10 anos) e encerrando no dia 29/3 comemorando também, o aniversário da cidade do Salvador.
RECURSOS
Livros, revistas e jornais
Computador
Internet
Data show
Material didático do aluno
Papel metro, lápis de cor, canetas coloridas, tintas e gravuras.
Máquina fotográfica
Aparelho de som

Referências
BAKHTIN, Mikhail, Os gêneros do discurso . in: ___Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Rio de Janeiro. Record. 2002
TERRA, Ernani e NICOLA, José de. Práticas de Linguagem- Leitura e produção de textos.1. Ed. SP: Scipione, 2000.

Um comentário:

  1. Pró Marival,

    Parabéns pelo projeto!

    É preciso descobrir a poesia em todas as instâncias da nossa vida.

    TelmaSantana

    ResponderExcluir