INTRODUÇÃO:
O
tema foi planejado e colocado em prática no 1º. Semestre de 2012,
nas turmas de Língua Portuguesa, no Tempo de Aprender II , Ensino
Médio – EJA – Salvador, no Colégio Estadual Hamilton de Jesus Lopes,
compreendendo o período de comemoração da poesia e o aniversário do colégio.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar a linguagem poética em textos poéticos como
poemas e canções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Despertar
o prazer da leitura;
· Explorar
os diferentes recursos existentes no
texto poético, como sonoros, visuais, espaciais;
.
Reconhecer os principais representantes da poesia brasileira, em
especial, baianos;
. Identificar as principais funções da literatura
como: transmissão de conhecimento, como mecanismo de catarse, deleite e
consciência crítica;
· Promover
uma aprendizagem significativa através da interpretação de textos poéticos e
produções textuais sobre a análise;
. Estimular a aprendizagem através de pesquisas de textos poéticos, em sites na Internet, auxiliados pela
seleção prévia do professor.
. Estabelecer
relação semântica entre texto e imagens ou relação de coerência
intersemiótica
JUSTIFICATIVA
O trabalho com poesia possibilita o contato do
aluno com diferentes textos do gênero e seus diversos autores. Ao conhecer a
visão de mundo dos principais autores, é possível uma compreensão dos
variados períodos da história, como também as funções da literatura e os
recursos estilísticos mais comuns. Através da leitura dos textos poéticos e
apresentação em sala, se desenvolve a
oralidade, o gosto pela poesia e a subjetividade, visto que, afloram as emoções e sentimentos.
Também leva o aluno a refletir sobre a própria vivencia , bem
como a interpretar a
realidade, através de uma óptica privilegiada , que é o conhecimento.
Assim, o foco desse planejamento foram os
seguintes conteúdos: estudo de textos poéticos no poema e nas canções; estrutura dos
textos poéticos, como versos, estrofação, rimas; identificação do tema;
principais poetas brasileiros como Álvares de Azevedo, Manoel Bandeira,
Carlos Drummond de Andrade,com ênfase para os poetas baianos Gregório de
Matos e Castro Alves.
Paralela à interpretação de poemas, foram
trabalhadas canções com grande valor poético dos seguintes autores: Caetano
Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque de Hollanda e Adriana Calcanhoto.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
1º. Momento:
Reunião com o Corpo Docente para apresentação
e discussão das ideias.
Na oportunidade, apresentei o trabalho que
seria feito, falei da importância e das
expectativas que tinha com respeito a sua realização.
2º. Momento (50 minutos)
Apresentação do trabalho aos alunos com a
divisão e cronograma das atividades, incentivando e valorizando a
participação de cada um. Passei aos alunos o roteiro de leitura, por meio do
qual eles poderiam administrar melhor suas leituras diárias. Foi feita uma
lista de autores preferidos pela turma, com alguns aspectos importantes a
serem anotados, assim os alunos saberiam por onde seguir e o que seria
cobrado. Paralelo à seleção feita pelos alunos, outros foram apresentados
pela professora (Gregório de Matos, Castro Alves e compositores baianos), afim
de melhor nortear o pequeno projeto. Foi solicitado que os alunos
pesquisassem alguns poemas e fizessem a interpretação para apresentação no 4º
momento, bem como a elaboração de uma peça sobre o escritor baiano Castro
Alves. A peça teatral ficou inteiramente sob a responsabilidade dos alunos.
3º. Momento (100 minutos)
Apresentei no computador com data show os
poemas: Triste Bahia de Gregório de Matos juntamente com uma canção de
Caetano Veloso (com o mesmo tema) e Navio Negreiro de Castro Alves com
explicação de alguns aspectos importantes dos poemas como rima, versos,
estrofes e a linguagem conotativa ou figurada.
4º. Momento (50 minutos)
Apresentaram os poemas que pesquisaram
em livros e na Internet e eu sugeri que as poesias e/ou poemas
fossem ilustrados, pois a ilustração estabelece uma relação
semântica com o texto, isto é, uma relação de coerência denominada coerência
intersemiótica pelo fato de articular dois sistemas semióticos: as linguagens
verbal e visual.
5º. Momento (100 minutos)
A culminância foi feita na
pracinha interna da Escola, com apresentação da peça sobre a vida e obra de
Castro Alves, declamação de poesias, organização e exposição dos murais com
fotografias de autores diversos, principalmente de Castro Alves, Gregório de
Matos, Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
AVALIAÇÃO
A avaliação foi processual e aconteceu através
de leituras de textos poéticos, interpretação, confecções de murais, declamação
e dramatização de poemas, frases espalhadas pelos espaços da Escola e a peça
teatral, enfocando a Semana Nacional da Poesia, o aniversário da Escola (10
anos) e encerrando no dia 29/3 comemorando também, o aniversário da cidade do
Salvador.
RECURSOS
Livros, revistas e jornais
Computador
Internet
Data show
Material didático do aluno
Papel metro, lápis de cor, canetas coloridas,
tintas e gravuras.
Máquina fotográfica
Aparelho de som
Referências
BAKHTIN, Mikhail, Os gêneros do discurso . in:
___Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992
FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Rio de
Janeiro. Record. 2002
TERRA, Ernani e NICOLA, José de. Práticas de
Linguagem- Leitura e produção de textos.1. Ed. SP: Scipione, 2000.
|
sábado, 23 de junho de 2012
SEMANA NACIONAL DA POESIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pró Marival,
ResponderExcluirParabéns pelo projeto!
É preciso descobrir a poesia em todas as instâncias da nossa vida.
TelmaSantana